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Como ter Hábitos Saudáveis?

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Quando pergunta-se para alguém quais são os hábitos saudáveis que precisa adquirir, a grande maioria das pessoas sabem ama resposta da ponta da lingua. Basicamente, todos sabem que é necessário ingerir bons alimentos, ingerir líquidos e fazer exercícios físicos. Então por que poucos colocam isso em prática?

Hoje algumas pessoas buscam ajuda com profissionais da área de Coaching para conseguirem conquistar novos hábitos.

Durante o coaching, a pessoa descobre que existem algumas maneiras de auto-controle das quais você vai aprender agora.

Persistência

Talvez uma das técnicas mais antigas mas que realmente funciona é a persistência. Estudos indicam que a repetição de um novo hábito por vários dias consecutivos tornam a ação mais natural. Desta forma, este novo hábito entra para sua zona-de-conforto e muitas vezes se torna mais difícil não fazer o novo hábito do que fazê-lo.

O segredo aqui é que, para manter a persistência durante esses dias, em média 21 dias, você precisará de muito esforço. Por isso o preparador físico Nuno Cobra sugere que este esforço seja gradativo, comece de leve, em um ritmo que respeite seu corpo e vá aumentando aos poucos até que esteja no seu nível ideal.

Nos exercícios, por exemplo, você pode começar apenas dando a volta da quadra, pode parecer muito pouco, mas logo você aumenta para duas quadras, depois uma volta em um pequeno parque, em poucos meses estará andando quilômetros sem qualquer dificuldade.

Também na alimentação esta regra pode se aplicar, escolha inicialmente apenas uma refeição que irá escolher cuidadosamente os alimentos mais saudáveis e quando estiver firme nesta refeição vá fazendo outras alterações até estar com a alimentação bem alinhada para sua saúde.

Comunicação

Hoje existem Estudos e técnicas que mostram a importância da nossa comunicação para nossa mudança de hábitos. A forma como nos comunicamos exteriormente pode alterar como nos sentimos com relação a algo.

Por exemplo, se eu digo algo como "depois deste esforço eu mereço um doce", eu estou sugerindo, inconscientemente, que doce é uma recompensa, e que, talvez, uma alimentação saudável seja uma tortura. Não há problema nenhum em comer doces moderadamente, porém, dar uma alimentação saudável para seu corpo pode ser a melhor recompensa para você mesmo.

Lembre-se de pensar como um adulto responsável e não como uma criança ingênua. Por exemplo, geralmente uma criança se sente mais amada quando ganha um doce do que quando seus pais pagam o boleto da escola, mas certamente pagar a mensalidade da escola é um ato de amor muito maior do que dar um presentinho.

Para o seu corpo, pensar como um adulto é saber que um ato de amor é maior do que um presentinho. Assim, é bom receber pequenos presentes de vez em quanto, mas é a consistência de hábitos saudáveis que demonstram o verdadeiro cuidado com você mesmo.

Espere pela Recompensa

As pessoas de sucesso geralmente preferem aguardar pela recompensa. Quando você começar adquirir hábitos saudáveis, você não vai perceber diferenças instantâneas. Não é por comer uma folha de alface que todas as doenças desaparecerão. As vezes até "piora antes de melhorar".

Porém, se você for capaz de pensar na recompensa a longo prazo, saberá que agora pode ser difícil, mas que daqui alguns anos estará feliz por colher as recompensa de anos de persistência e esforço.

Conclusão

Utilize das técnicas que você aprendeu hoje para melhorar sua qualidade de vida. Faça isso com persistência, comunicando a excelência e pensando na recompensa a longo prazo e, quando menos perceber, estará colhendo o que plantou.